terça-feira, fevereiro 12, 2008

Eleições JSD Felgueiras

Caro militante da JSD Felgueiras,
Com as eleições da Jota à porta (dia 1 de Março entre as 17h e as 19h na sede concelhia), decidi encabeçar uma lista candidata à Comissão Política da JSD e apoiar convicta e incondicionalmente a lista liderada pelo militante António Pedro Barros Lira de Carvalho à Mesa do Plenário da Secção.
Fi-lo por várias razões, das quais saliento as seguintes:
Quero romper com esta estagnação, que têm vindo a ser as juventudes partidárias num Concelho, que mais do que nunca, precisa de jovens inconformados e irreverentes.
Sinto necessidade de mostrar aos jovens felgueirenses que ainda é possível crêr na política, que têm espaço para se manifestarem, que existe uma estrutura que lhes dá voz e que abraça as suas bandeiras. Essa estrutura é a JSD, a maior organização partidária de juventude do país e a melhor solução para o marasmo político a que assistimos em Felgueiras.
Fi-lo também porque sou Social Democrata e quero para a minha cidade uma JSD dinâmica, forte e com muita vida!
Se te identificas com este movimento, se tens vontade de mudar, contamos contigo, não apenas no dia 1 de Março, mas a partir do dia 1 de Março. Isto porque há muito trabalho a fazer e a tua colaboração é fundamental!
Este é um contrato que faço com os militantes da JSD, que se entenderem acreditar em mim, representarei com imenso orgulho e responsabilidade.
Felgueiras, Fevereiro de 2008
Marta Sofia Almeida Rocha

21 comentários:

xana disse...

Tens o meu voto e o meu apoio para tudo o que faças. Porque és uma pessoa com convicções fortes, inconformada, que não baixa os braços. Porque tens os valores certos na vida e nunca te esqueces deles na política. Porque tens capacidades bem acima da média para encabeçares um projecto que envolve pessoas e ideais. Porque também olhas com indignação para a fraca prestação de muitos daqueles que lideram e se acham capazes para tal. Porque quem não quer ver que certas tarefas não são para medíocres, não passam do mesmo,

Porque és a Marta e quem te conhece sabe que és especial.

Bruno disse...

Não sou de Felgueiras e já não sou militante da JSD. Por isso não podes contar comigo no dia 1 de Março. Mas podes contar comigo a partir do dia 1 de Março!

Tenho a certeza que, contigo à frente, a JSD de Felgueiras vai crescer. Tu tens energia, carisma, capacidade. Inteligência e Charme! És uma grande militante, será uma fantástica presidente.

E se continuares minha amiga, melhor ainda! Beijos!

Dri disse...

Não sou de Felgueiras mas se fosse de certeza contarias c o meu voto. Mas tambem já sabes disso :P

bj de força, presidenta

Tânia Martins disse...

Martinha vai em frente, tens aqui a tua gente ;)...

Tenho a certeza que capacidades para presidente não te faltam...

Ah dia 2 faço anos :p!

Luis Vidal disse...

De Guimarães, não posso fazer mto mas sempre posso dar-te o meu apoio.
Já sabes que acredito em ti e Felgueiras só tem a ganhar.

Beijoka

Bruno disse...

Ouvi dizer que correu bem. PARABÉNS!

Anónimo disse...

Ainda não conheço os resultados...

Alguém me sabe dizer se a nossa prezada blogger ganhou?

Do que conheço, espero que sim. A bem dos valores que acredito, um dia, vão vingar na política.

Tiago Sousa Dias disse...

PARABÉNS LINDAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA!!!!!!!!!!!

Tiago Sousa Dias disse...

PARABÉNS LINDAAAAAA!!!!! :)

José Filipe Baptista disse...

Tens o meu apoio Martinha!

Felgueiras ainda vai saber oq ue é alguem com carácter governar a cidade!

A ti, não te dou conselhos porque os tens em dobro para todos!

Bj grande!

Efeitoplacebo disse...

cara Marta admiro a tua convicção e garra politica, as tuas crenças são sem duvida o que faz falta para os jovens aderirem a politica de verdade mas não com o intuito de arranjar um taxo, mas sim com o objectivo de mudar portugal para melhor....

Anónimo disse...

É pena não teres feito nada...(devido a situações que se percebem) mas é lamentável teres uma equipa e essa mesma equipa também não fazer nada! Um unico projecto ou uma actividade nunca foram feitos.
Agora pensa se o Rui Oliveira não teria sido uma melhor solução para o problema da JSD...Tenta fazer com que ele volte a candidatar-se porque senão a JSD vai mesmo acabar em Felgueiras...é que não se faz nada! A equipa q ele tinha, o Adriano Marinho, o Zé António....tudo gente que queria trabalhar, pessoas que têm meios (€) para fazer outdoors, actividades etc...tudo foi por àgua a baixo...para este mandato que foi uma verdadeira porcaria!

Marta Rocha disse...

A JSD fez 3 actividades, que correram bem, mas que exigiram um esforço incrível de mobilização e que foram o jantar de tomada de posse, um churrasco e um torneio de karts.

Percebo que para quem não está nas estruturas, o que conta é o que passa para fora, são festas e as jantaradas, mas a JSD não é uma organização de eventos.

Não obstante isto, todos os requerimentos que elaborámos não obtiveram resposta nem provimento.

As instituições viraram-nos as costas sempre e as pessoas tinham sempre mais que fazer do que participar na jota.

Durante 9 meses reuni todas as 6ªs feiras na sede do partido.

Durante o mandato e até hoje, todas as semanas a JSD esteve representada e foi ouvida nas reuniões do PSD.

A JSD tomou posição nas eleiçoes internas da Nacional e do partido, nomeadamente 2membros das listas foram mandatários de juventude de 2dos candidatos.

Tomámos posição sobre o aumento das posturas de água e lixo, sobre as obras de ampliação dos paços do concelho.

Não fizemos mais porque até há pouco tempo viviamos em felgueiras um clima de medo, em que as pessoas preferiam abster-se de tomar posições e de fazer ondas.


Quanto às pessoas que faláste, digo o seguinte. Ter dinheiro, apenas dinheiro, não dá à Jota nada. Sabes que o dinheiro não compra tudo. E realmente às vezes as pessoas não têm mais nada para oferecer a não ser dinheiro, meios financeiros, enfim como lhe quiserem chamar.

O Rui tinha vontade, tinha história na JSD, apesar das motivações, sempre lhe reconheci o factor "amor à camisola", mas alguns dos outros companheiros de lista queriam e querem protagonismo, querem aparecer, mostrar-se, apenas e só e neste momento cada mais. Precisamente porque ter dinheiro não equivale a ter outras coisas e eles acham que a Jota lhas pode dar. Enganados que estão...

Para te responder, tenho a certeza que precisamente essas pessoas teriam rejeitado a candidatura do Inácio à Camara Municipal de Felgueiras, se estivessem à frente da Jota. Já para não falar que houve pessoas dessa dita lista que fizeram campanha pela Fatima Felgueiras e pelo PS.

Militantes da JSD que não têm espinha dorsal, com franqueza não interessam a nenhum partido, muito menos às cúpulas...

Por isso, como vês, dinheiro não compra valores, nem princípios, nem saber estar.

O mandato da JSD foi modesto, mas foi honesto, com princípios e a JSD esteve forte na campanha e unida em torno de uma campanha, coisa que há 4anos não fez e se outros fossem os líderes da JSD, agora não teria feito.

Quando me candidatei acreditei que era capaz de fazer um bom trabalho juntamente com o João Sousa no sentido de levar o partido unido a votos. E foi o que aconteceu. Mais ninguém o faria. O resultado foi excelente!

A partir de hoje não vão faltar condições à Jota e é este o legado do meu mandato.

Comissão de Festas? Bom, isso é para garotos.

Mas o mandato não acabou... E apesar de agora a JSD "interessar" mais do que nunca, ainda faltam alguns meses.

Por falar nisso, amanhã há um jantar, nem de propósito! Heheheh

Anónimo disse...

Eh Eh Eh...essa do anónimo tá bonita, como se não se visse logo quem é!!! Candidata-te pá...e faz melhor, estou mortinho por assistir aos teus grandiosos feitos.

Anónimo disse...

Os problemas da Jota jà vêm de há mais de dois anos... Lousada é um grande exemplo de JOTA que nunca esteve no poder e sempre trabalhou bem! Só acho q faltou mais oposição à "Fatinha" durante estes 2 anos!

Zé Carlos de Sendim disse...

Ò meus amigos ide tirar os vossos cursos... E PASSAR AS CADEIRAS...isso é que convinha!ahahahahahahahahaahahahhahaha

PS: Lembrem-se sempre que Zé Carlos de Sendim há só um...mas anónimos há muitos... e que anónimos são aqueles que não têm coragem para dizer pela frente!

Adriano Marinho disse...

Antes de mais, os meus cordiais cumprimentos.

Por informação do meu caro amigo e companheiro de muitas lutas, que nada têm que ver com a Jota, Rui Oliveira, apercebi-me que o meu nome, igual a tantos outros, vem referido num dos comentários a este post.

Destarte, achei por conveniente deixar aqui o meu rasto.

À minha cara colega Marta Rocha só posso afirmar e atestar que concordo em tudo o que por ela escrito foi, relativamente à infeliz mas dicotómica relação €/Jota, porque, de facto, o dinheiro não cria a verdadeira riqueza, não faz a pessoa!
Posto isto, tenho que, expressamente, reprovar pelo menos uma das afirmações da Marta, desde logo: "alguns dos outros companheiros de lista queriam e querem protagonismo, querem aparecer, mostrar-se, apenas e só e neste momento cada mais".
Ora, não posso deixar de discordar firmemente!
O grupo de à 2 anos atrás foi construído e moldado com pessoas sérias, com objectivos bem claros e vontade de trabalhar.
Quando falo em objectivos refiro-me a ideias, a uma convergência de vontades, mas nunca numa índole pessoalista de auto promoção.
Em boa verdade expresso que é com tristeza que encaro tais afirmações.

Porventura, muito mais haveria a dizer, mas a moral impõe uma contenção nos meus escritos.

Adiante pois,

Concordo que a Jota tem que ser dirigida politicamente, isto é, tem que existir todo um trabalho interno de representação e acção politica que não tem qualquer visibilidade exterior, mas é um trabalho que tem que ser feito e não duvido que a Jota a nível interno foi muito bem representada pela Marta Rocha, porque apesar de não a conhecer bem, todos os reptos apontam que é uma pessoa extremamente capaz e com perfil para o cargo que ocupa.
Não obstante assim ser, como é, a Jota tem também uma vertente “apolítica”. Não quero com isto comparar este lado da Jota a uma comissão de festas, como dito foi, mas antes perspectivar na Jota o seu lado lúdico, de movimento e organização de eventos, e o seu lado social, que inevitavelmente também tem impacto público, como será o exemplo de organização de campanhas de solidariedade e organização de eventos de cariz meramente social.

Não me querendo alongar nas palavras para não pecar pelo cansaço, deixo, simplesmente, no ar que há muito a fazer, obviamente aproveitando o que está feito.

Já houve quem dissesse que é preciso ter muito cuidado com as palavras que escrevemos, porque a estas o vento não as leva, como as da boca.

Marta Rocha disse...

Sê benvindo a este blog Adriano.

(Não deixa de ser engraçado que se tenha criado alguma polémica relativamente a uma posta que já tem quase 2anos e que não obstante já estar no arquivo, provocou o encontro de ideias, que de outro modo não se teriam manifestado. Talvez por algum constrangimento, até quem sabe por falta de oportunidade. Mas ela aqui está.) :)

Vou somente dirigir-me a ti Adriano, por duas razões, a saber:
a primeira porque te tenho em elevada consideração e a segunda, porque te identificáste e és portanto merecedor de toda a atenção da minha parte.

Bem hajas por teres e sentires essa manifesta lealdade para com os teus companheiros de lista! Podias ter-te abstido de comentar, mas fizeste-o e não tenho qualquer dúvida que crês nas palavras que aqui deixáste. Eu porém, não partilhando do mesmo sentimento que nutres pelos teus colegas de lista e embora tenha um profundo respeito por alguns deles, não podia deixar de exteriorizar neste meu blog pessoal aquilo que me vai na alma, aquilo que verifiquei algumas vezes e que é também a percepção de outras pessoas com quem, certamente conversei a respeito.

Porque os assuntos, sobre os quais concordamos, não geram mais comentários, tenho apenas que dizer-te que aceito a tua opinião no que concerne à divergência em questão, mas que ela é discutível. Que outra conclusão poderia eu ou outra pessoa tirar quando um dos teus companheiros mente sobre uma delegação que nunca existiu? Como referiste, este não é o espaço indicado para o fazer, mas asseguro-te que se tivermos oportunidade de falar directamente compreenderás as razões que me levam a pensar desta maneira.

O que não é dito e que me parece que seria muito mais construtivo, sob o ponto de vista da crítica, é que havia pessoas com imenso valor em ambas as listas e que a JSD perdeu muito por não ter apresentado a eleições uma lista única. Já pensava assim há 2 anos e hoje reforço esta minha convicção, porque assim como apontei comportamentos menos bons, também louvo algumas participações de nível, nomeadamente durante a campanha autárquica, ou na petição do canil municipal.

Más interpretações, falta de comunicação, que alguém sabiamente manipulou no sentido de levar em diante uma vingança pessoal. E só para uma pessoa, que nem fazia parte das listas é que foi útil criar conflitos, gerar aversões e acicatar atitudes. Hoje já não faz sentido manter essas antipatias.

Nunca existiu entre mim e o Rui Oliveira nenhuma questão pendente, é um companheiro meu de sempre na JSD. Recentemente até me lembrei de tempos em que apanhávamos bolas e escaldões (eu!) nos torneios de futebol da JSD. Sou da opinião inclusivamente que se o próximo presidente da JSD não for o Rui Oliveira, que seja alguém que reúna muitas das suas qualidades, porque é uma pessoa excepcional.

Não posso ainda deixar de fazer este reparo Adriano, se me permites, que a amizade que te une ao Rui e vice-versa não se deixe abalar por tricas partidárias, porque há coisas mais importantes que a vida partidária e sentimentos que não podem ser beliscados sem justa causa.

Espero que estes erros do passado contribuam para uma maturidade no sentido da qual a JSD deve dirigir-se. E é o meu desejo que nas próximas eleições haja um entendimento, uma convergência, mesmo porque como já aqui o disse existem pessoas preciosas dos dois lados das trincheiras. E como somos do mesmo partido só faz sentido estarmos do mesmo lado.

Anónimo disse...

Ora, ora, que lindo vai isto por aqui.
Marta, não te canses com estas coisas que eu apelido de “cenas” de quem, claramente, precisa de algo…
Há quem só apareça quando cheira a estrugido ou só nos dias de jogo, quando nunca foi a um único treino. Ou então que só vai aos treinos quando a equipa já está em grande (e já se adivinham vitórias quase certas)…
A propósito de haver quem se esteja a aventar para presidente da jota, apenas deixo um reparo: o dinheiro quando desacompanhado do resto (mesmo que o seja com uma linguagem forçada, esforçada e desajustada a situação) apenas compra lixo.
Espero que assim não o seja.
Se alguém da actual lista da jota não se candidatar, e for para lá essa determinada gente (embora não querendo generalizar), antecipo muitas tentativas de pôr em causa o trabalho dos nossas colegas da Câmara.
A necessidade de protagonismo às vezes torna-se difícil de gerir… por isso neste caso não sou apologista do “dá o brinquedo ao menino para ele se calar”…

Adriano Marinho disse...

Marta, uma vez mais, me dirijo a ti e só a ti, porque nem os telefonemas anónimos eu atendo! :)

Percebi muito bem as tuas palavras e é claro que, como em tudo na vida, há gente boa e gente má e é óbvio que também estás rodeada de pessoas extremamente competentes e combativas.

Em relação a ti, nem sequer vou usar adjectivos qualificativos, porque é evidente que te tenho em elevada estima e consideração.

Beijinho

Até qq dia.

Marta Rocha disse...

Queria apenas deixar um pedido de desculpas àqueles que deixaram aqui as suas mensagens e estas não foram aprovadas.

Mas acho que alguns dos desabafos que li com toda a atenção e com os quais até concordo só vão servir para criar mais conflito. E é o meu propósito que haja união.

Publicar todos os comentários iria prejudicar esta base de entendimento que quero fomentar.

P.S. Não acredito em tudo o que me dizem e também sei avaliar as pessoas, mas na política encontramos todo um leque de carácteres. ;) Não tenham o coração tão ao pé da boca, há coisas que só se pensam. Mas essa do frango tá uma pérola!!!