terça-feira, novembro 20, 2007

Somos química

Porque sinto que por vezes reajo de formas diferentes a realidades semelhantes, porque fico triste ou alegre sem razão aparente, porque me parece que a explicação não reside apenas na minha cabeça, mas em todo o corpo, mais especificamente nas reacções químicas que ele sofre, resolvi aprofundar o tema.
Agora a história resumida da Biologia Molecular:
"Big Bang - tudo começou com o Big Bang e dele resultaram os ácidos base, a saber:
- H2O
- Dióxido de Carbono
- Metano
- Amónia.
Pouco tempo depois, estes ácidos formaram moléculas mais complexas:
- blocos de formação de proteínas
- blocos de formação de ADN.
Em dado momento formou-se, por causas ainda obscuras, uma molécula capaz de criar cópias de si mesma: um "replicador", que actuava como modelo, no caldo rico nos blocos moleculares necessários à formação de cópias. Surgiram entretanto vários replicadores que competiam entre si pelos tais blocos. As variedades menos favorecidas ter-se-ão extinguido. As que sobreviveram construíram "máquinas de sobrevivência" dentro das quais pudessem viver.
Actualmente os replicadores são os genes e as "máquinas de sobrevivência" somos nós!
O gene é uma "entidade molecular" de extraordinária estabilidade — só assim se justifica a sua sobrevivência. Essa estabilidade de moléculas e agregados só se pode explicar, pela ligação química e pelas interacções intermoleculares."
Conclusão: Somos prisioneiros dos nossos genes e escravos dos genes dos outros. Isto é a vida!

9 comentários:

Dri disse...

a tua conclusão ta fantastica...somos realmente quimica!!!

Não conheço a marta cinica mas este anonimo n deve ter os genes todos senao assumia-se

bjs

xana disse...

Olha Marta, ja ontem tinha lido o comentario que aqui estava. Mas ainda bem que so hoje o comento.
Porque hoje tambem me chamaram cinica e muito mais. >E ouvir coisas horriveis da parte de quem nao esperavamos é tao cruel.

Mas chego a uma conclusao que quero partilhar contigo: eles realmente sentem aquilo. E realmente para eles aquilo é verdade! Porque de facto, ha muita gente que nos acham pessoas horriveis! E é legitimo! ha tanto boato, tanto "diz que disse", tanta hipocrisia, que estas coisas acontecem.

O que importa afinal? Que nós saibamos aquilo que somos. E seguir em frente de cabeça erguida.

E ver nas dificuldades oportunidades, neste caso, ver quem realmente importa e quem realmente sabe aquilo que somos.

luis cirilo disse...

Bem esta postagem está verdadeiramente fabulosa.
Infelizmente só pode ser cabalmente (é mesmo cabala...)entendida por "iniciados".
O que não é manifestamente o meu caso...
Assim sendo não comento.
Limito-e a supôr.
E desconfio que com algums dose de aproximação á realidade !

Anónimo disse...

Não vale a pena deixar comentários...
Eles não serão colocados se não agradarem...
Mas há outras formas...

Marta Rocha disse...

Ó minha querida(o) vale sempre a pena deixar comentários, desde que não sejam ofensivos do autor e familiares deste blog. :)

Anónimo disse...

Pois é...
Se a minha Língua Mãe é a da menina não ofendi. Apenas digo que colocou uma cópia de um artigo de uma blog e de um site. Reafirmoa o que disse e sem querer ofender " O artigo é uma cópia". Se isto ofende e não pode ser publicado no Forum... Tudo bem...
É fácil dizer que eu ofendi sem publicar o que escrevi.
Mandarei link...

Sem mais, cumprimentos de alguém do seu partido...
Nem imagina...

Anónimo disse...

Espanta-me a sua resposta tão simples...
Quem tem uma linguagem tão aplicada e profunda do saber!
É no mínimo esquisito.

Cumprimentos democratas

Marta Rocha disse...

Peço desculpa se fui mal entendida, mas o que escrevi antes foi em resposta a outro anónimo, que foi de facto ofensivo. Quanto ao artigo, encontrei-o num blog, aliás a minha formação não me permitiria dissertar sobre este tema e tal como digo no início do post "resolvi aprofundar". A introdução e a conclusão são minhas, efectivamente a explicação científica retirei-a de um blog, porque me pareceu mais acessível do que a leitura do livro "Biologia Molecular" (que aproveito para sugerir a quem esteja interessado neste subject) e a foto também não é da minha autoria. ;)

Marta Rocha disse...

E pronto, já tem aspas!