terça-feira, junho 19, 2007

Sem medos, nem receios de género algum!

Dou votos de boa sorte à nova Comissão Política Distrital do Porto, dela espero apenas o espírito da frase que cito:
«Tende sempre o espírito crítico, para vós não deve haver tabus. Dentro do respeito que mereceis vós mesmos, vós deveis criticar impiedosamente tudo quanto existe. Sim. Criticar sem receio de que vos chamem demolidores. Vós sois demolidores do mal, vós sois os construtores do futuro ideal.»
Emídio Guerreiro, antigo Secretário-Geral do PPD

Psicolaranja: o melhor remédio para a insatisfação crónica!


No decorrer da Universidade de Verão 2006, fizeram-se amizades. Por essa razão e porque houve um grupo de alunos que não queria calar em si a voz crítica, criou-se um blog. Este blog, constituído por jovens de todo o país, começou a ganhar vida e força própria. A cada postagem sentimos a necessidade de debater mais, de promover mais a discussão. Assim nasceu a ideia de levar os temas para fora da realidade virtual.
O psicolaranja.blogspot levou uma moção, que visava a criação de secções temáticas na JSD, ao Congresso Nacional, em Espinho, que foi aprovada. E iniciou um ciclo de conferências, sendo que a primeira se realizou em Lisboa, na sede e com a colaboração da Secção B e a segunda realizar-se-á no Porto no próximo sábado, dia 23.
Fica aqui a sugestão e o convite: Apareçam!

Tema: "A mão que embala o berço"
Oradores: Dr. Agostinho Branquinho (Vice-Presidente do Grupo Parlamentar do PSD)
Dr. Rodrigo Moita de Deus (Jornalista/Escritor) Organização: PsicoLaranja* e PSD/Núcleo de Santo Ildefonso
Local: Auditório da Junta de Freguesia de Santo Ildefonso (Rua Gonçalo Cristóvão, 187, Porto)
Data: 23 de Junho (Sábado)
Hora: 16.30h

sexta-feira, junho 01, 2007

"Tertuliar" como antigamente



Num ambiente de extremo bom gosto e elegância, como de resto nos têm vindo a habituar, realizou-se ontem pelas 22.00 horas, no Act em Vila Nova de Gaia, mais uma Tertúlia, da iniciativa das Mulheres Social Democratas de Gaia, subordinada ao tema "A Televisão - O Poder".

O orador foi o jornalista-repórter Júlio Magalhães do canal independente TVI, que brindou os tertulianos com uma boa disposição e generosidade ímpares. Tendo partilhado as suas experiências não só como profissional de televisão, mas também pessoais.

Desta conversa pude retirar que efectivamente a televisão hoje é o primeiro poder.

A classe política não é indiferente a esta realidade e prepara estratégias de televisão para conquistar as audiências que se traduzem em eleitorado. O nosso governo compreende como nenhum anterior a importância da televisão, servindo-se dela com a habilidade com que um oleiro molda o barro. Para ilustrar esta preocupação, deixo uma frase do nosso Primeiro Ministro:

"Ele disse a Guterres para ir arranjadinho, porque as empregadas domésticas gostam disso. É isso que eu faço, limito-me a aparecer arranjadinho" José Sócrates, in "Pela Boca Morre o Peixe"*

(* Obrigada pelo presente Margarida e Paulo! Aqui no reino do Norte fazem falta conselhos amigos. Foi muito bom ter-vos um bocadinho mais perto, quando li a dedicatória!)